Neste documentário média-metragem produzido por A Casa de Vidro e dirigido por Eduardo Carli de Moraes (2024, 40min), com colaboração de Gabriela Callegaris e Renato Costa, oferecemos alguns vislumbres dos agitos culturais que tomaram a Ocupação Zumbi dos Palmares, na região Noroeste de Goiânia, durante o Festival Goiânia Clandestina 2024. Filmado em uma tarde de
Publicado em: 08/05/24APRECIE / ACOMPANHE: https://letterboxd.com/acasadevidro Iniciamos em 2025 um perfil na rede social dos cinéfilos LETTERBOXD, sediada na Nova Zelândia e que já conta com mais de 17 milhões de usuários. Nossa página lá servirá também como um repositório de...
Publicado em: 17/01/25“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em...
Publicado em: 19/08/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o...
Publicado em: 22/07/24The <AFFR> film festival 2023 – which took place in Rotterdam (NL) from October 4th until 8th – was quite a feast for this cinephile and researcher. It fed me so much food for thought that I’m still trying to digest it. Some dozens of pages of notes in my manuscripts still await to be
Publicado em: 15/10/23OUR FOSSIL FOOLISHNESS The climate catastrophe we’re immersed in has become “an existential crisis for manking” (Naomi Klein) and yet products made from oil are frighteningly everywhere. We’re addicted to many of them, junkies of gadgets made from fossil fuel extraction. We’re entangled inside this Oil Machine like <Chaplin caught in the cogs of the
Publicado em: 09/10/23Sobre “Triângulo da tristeza” – Dir. Ruben Ostlund e “Por um Destino Insólito” – Dir: Lina Wertmüller (Itália, 1974) No <filme de Wertmüller>, o azul paradisíaco murmura junto das acaloradas discussões sobre capitalismo e comunismo. A satisfação de um grupinho de super ricos (deitados) é motor para que os serviçais (em pé, ajoelhados) desse iate
Publicado em: 16/08/23O PROMETEU ATÔMICO A epígrafe do 12º filme do <cineasta inglês Christopher Nolan> é uma evocação do <mito de Prometeu>, o Titã que “stole fire from the gods and gave it to man. For this he was chained to a rock and tortured for eternity.” A alusão ao roubo do fogo mítico, que antes era
Publicado em: 01/08/23Esse belíssimo filme começa cômico quando o pastor de ovelhas Pádraic (Colin Farrell) bate à janela de Colm (Breendan Gleeson) para convidá-lo a visitar o pub do povoado. Evento banal demais para dar em qualquer dor de cabeça, certo? Errado. Surdo às investidas, o velho companheiro fita o vazio, mas não diz palavra. Surpreso, Pádraic
Publicado em: 05/07/23por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro “Goiânia Distópica” foi o nome que o sugeri a Lucas Nakamura, meu colaborador na curadoria, para batizar uma das mostras que promovemos no evento “Viva o Centro” (que rolou no feriado da padroeira, em 24 de Maio de 2023). Na mostra exibimos e debatemos, lá
Publicado em: 29/05/23É o século 29 d.C. e a humanidade inteira já abandonou uma Terra arruinada. Nosso ex-lar planetário – apelidado pela Mafalda de “hospício esférico” – foi transformado numa mega wasteland. Habitada apenas por baratas e pelo simpático e solitário robôzinho compactador de lixo que protagoniza o filme, o planeta distópico nele retratado é <“urgentemente relevante”,
Publicado em: 23/03/23por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro A Humanidade inteira agindo como o Narciso do mito grego: eis o que Sigmund Freud diagnostica, com o frio escalpelo de sua razão crítica, quando fala nas três feridas narcísicas que até hoje sofremos como efeitos das revoluções científicas. Fernando Savater, em As Perguntas da
Publicado em: 18/02/23Gosto daquela que mandou o Chico: quando compôs Gota D’Água, peça escrita em parceria com Paulo Pontes, o artista apostava numa ideia atrevida, a de transpor para um típico subúrbio carioca a trama de Medéia, clássica tragédia grega de Eurípides. Esta trama, já adaptada para o cinema por Lars Von Trier (1988) e Pier Paolo Pasolini (1969), retrata o destino inglório
Publicado em: 27/01/23FREAK KINGDOM! ilustras: jason zuckerman Uma trip gonzo-psicodélica alucinante. A narrativa é conduzida com o frenesi delirante de um Fellini ou Kusturica da era do ácido. O humor à la Monthy Phyton também marca presença. Gilliam fez um filme excessivo, verborágico, grotesco, com uma estética caricaturista meio Assasssinos Por Natureza (Oliver Stone). Fear and Loathing in Las
Publicado em: 18/01/23A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia