Neste documentário média-metragem produzido por A Casa de Vidro e dirigido por Eduardo Carli de Moraes (2024, 40min), com colaboração de Gabriela Callegaris e Renato Costa, oferecemos alguns vislumbres dos agitos culturais que tomaram a Ocupação Zumbi dos Palmares, na região Noroeste de Goiânia, durante o Festival Goiânia Clandestina 2024. Filmado em uma tarde de
Publicado em: 08/05/24APRECIE / ACOMPANHE: https://letterboxd.com/acasadevidro Iniciamos em 2025 um perfil na rede social dos cinéfilos LETTERBOXD, sediada na Nova Zelândia e que já conta com mais de 17 milhões de usuários. Nossa página lá servirá também como um repositório de...
Publicado em: 17/01/25“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em...
Publicado em: 19/08/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o...
Publicado em: 22/07/24FAÇA O DOWNLOAD DA MINISÉRIE COMPLETA:TORRENT – 5.6 GB Via Fórum Making Off ANÁLISE CRÍTICA – Por Eduardo Carli para A Casa de Vidro O CINEMA CONTRA O GOLPE A reconstituição histórica realizada com primor pela série A Trama, através de 6 horas de potente e comovedora narrativa documental, constitui uma magnífica reabilitação dos governos
Publicado em: 09/08/22Aos amantes da sétima arte, é clichê falar sobre a magia de ir ao cinema, que vai para muito além do filme. O contato e a recepção da obra são essencialmente individuais, mas o ambiente criado pela sala cinematográfica nos permite uma conexão mais ampla e profunda com a história narrada, difícil de ser superada.
Publicado em: 04/08/22Em Agosto de 2022, lançamos o novo curta-metragem produzido pel’A Casa de Vidro, “Medo Nós Tem, Mas Não Usa” – batizado com uma frase de Margarida Alves, “símbolo da luta das trabalhadoras do campo por direitos, assassinada por latifundiários e que inspirou a Marcha das Margaridas”, como reportado por Brasil de Fato. O curta-metragem documental,
Publicado em: 31/07/22O POP NÃO POUPA NINGUÉM Por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro.com O criador assim resume os encantos punk de sua criatura – que não é pouca porcaria, é muita: – Conta a lenda que Bob Cuspe não nasceu, foi escarrado num subúrbio qualquer de uma grande cidade qualquer. Cresceu e se
Publicado em: 23/07/22por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro A possibilidade de uma redução drástica da população humana sobre o planeta – atualmente estimada em 7 bilhões e 900 milhões de animais humanos – está no horizonte de nossos tempos e marca toda uma série de produções culturais e intelectuais assombradas pelo espectro da
Publicado em: 19/07/22Ainda que sejam classificáveis no mesmo gênero fílmico, as ficções científicas Moonfall – Ameaça Lunar e Io: Último na Terra não poderiam estar mais distanciadas na maneira como abordam os cenários catastróficos. Estes dois disaster movies não poderiam ser mais antagônicos no tom que cada obra adota para descrever nosso mundo em escombros e as
Publicado em: 10/07/22Por Eduardo Carli de Moraes Originalmente publicado no Awestruck Wanderer PRÓLOGO Em 2014, passei uma tarde inteira vagando pela exposição Evolution, maravilhosamente produzida pelo Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) em uma homenagem a um dos maiores artistas vivos do Canadá, David Cronenberg. Eu já era um admirador de sua obra – assisti todos
Publicado em: 06/07/22Por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro.com O mestre supremo do “horror corporal” – vertente laureada recentemente em Cannes com a Palma de Ouro concedida ao impressionante Titane de Julia Ducorneau (2021) – realiza em Crimes do Futuro (2022) uma perturbadora reflexão sobre o futuro humano em meio à crescente
Publicado em: 06/07/22ZELIG de Woody Allen (1983) por Eduardo Carli de Moraes “…se em algumas almas humanas, singularmente dotadas e de percepção sensível, se levanta a suspeita de sua composição múltipla, e, como ocorre aos gênios, rompem a ilusão da unidade personalística e percebem que o ser se compõe de uma pluralidade de seres como um feixe de eus,
Publicado em: 11/06/22por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro O cinema de horror raramente atinge os cumes de elaboração estética e de provocação cultural conseguidos por The Wicker Man (O Homem de Palha). Emblemático duma clash of civilizations (“choque de civilizações”, para emprestar a expressão de Huntington), este thriller inglês resistiu muito bem ao
Publicado em: 09/06/22A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia