Neste documentário média-metragem produzido por A Casa de Vidro e dirigido por Eduardo Carli de Moraes (2024, 40min), com colaboração de Gabriela Callegaris e Renato Costa, oferecemos alguns vislumbres dos agitos culturais que tomaram a Ocupação Zumbi dos Palmares, na região Noroeste de Goiânia, durante o Festival Goiânia Clandestina 2024. Filmado em uma tarde de
Publicado em: 08/05/24“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em...
Publicado em: 19/08/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o...
Publicado em: 22/07/24Após um <mês (Abril de 2024) dedicado ao melhor do cinema contemporâneo de Pernambuco>, A Casa de Vidro Ponto de Cultura apresenta agora um novo ciclo de cinedebates: em Maio de 2024 focaremos em filmes sobre libertação animal – incluindo a...
Publicado em: 03/05/24In his <Pulitzer-winning treatise on The Denial of Death (1984), Ernest Becker> argued that the human psyche, regardless of place of birth or skin colour, operates with a deep rooted impulse to deny mortality. Each of us arrives at a world where institutionalized religions and hero-mythologies offer us ready-made and passed-through-the-generations means to deal with
Publicado em: 01/11/23INCH’ALLAH (2012, Canadá, 82 min, de Anaïs Barbeau-Lavalette ) é um filme tremendo – e assisti-lo novamente hoje, em outubro de 2023, enquanto a crise humanitária e os crimes de guerra disparam nos territórios da Palestina e de Israel, é um must. A gente sai da exibição como se tivesse acabado de sobreviver a um terremoto. Dizer que Chlöe e
Publicado em: 24/10/23INCH’ALLAH (2012, Canada, 82 min, by Anaïs Barbeau-Lavalette) is a tremendous film – and to re-watch it nowadays, in October 2023, as the humanitarian crisis and war crimes skyrockets in Palestine and Israel territories, it’s a must. One leaves the screening as if he just survived an earthquake. To say that Chlöe and her (mis)adventures,
Publicado em: 23/10/23Um filme deve ser julgado não apenas pela experiência estética e intelectual que proporciona durante a exibição, mas também pela sua ressonância posterior: desaparece rapidamente da memória ou permanece na mente, continuando a estimulá-la? Isto parece implicar que um crítico de cinema não deve apressar-se a publicar um texto depois de ter visto o filme,
Publicado em: 22/10/23A film should be judged not only by the aesthetic and intellectual experience it provides during the screening, but also by its resonance afterwards: does it evanesce quickly from memory, or does it linger on the mind, continuing to stimulate it? This seems to entail that a film critic shouldn’t rush to publish a text
Publicado em: 19/10/23This is one of those historical moments where tragedy unfolds in massive scale and bloodshed spills into our feeds, filling up our waking hours and intruding in our nightmares. When my friends and flatmates Saliem and Wael told me about a massive demonstration in Amsterdam in solidarity with Gaza’s 2.3 million inhabitants (53% of which
Publicado em: 16/10/23The <AFFR> film festival 2023 – which took place in Rotterdam (NL) from October 4th until 8th – was quite a feast for this cinephile and researcher. It fed me so much food for thought that I’m still trying to digest it. Some dozens of pages of notes in my manuscripts still await to be
Publicado em: 15/10/23OUR FOSSIL FOOLISHNESS The climate catastrophe we’re immersed in has become “an existential crisis for manking” (Naomi Klein) and yet products made from oil are frighteningly everywhere. We’re addicted to many of them, junkies of gadgets made from fossil fuel extraction. We’re entangled inside this Oil Machine like <Chaplin caught in the cogs of the
Publicado em: 09/10/23Sobre “Triângulo da tristeza” – Dir. Ruben Ostlund e “Por um Destino Insólito” – Dir: Lina Wertmüller (Itália, 1974) No <filme de Wertmüller>, o azul paradisíaco murmura junto das acaloradas discussões sobre capitalismo e comunismo. A satisfação de um grupinho de super ricos (deitados) é motor para que os serviçais (em pé, ajoelhados) desse iate
Publicado em: 16/08/23O PROMETEU ATÔMICO A epígrafe do 12º filme do <cineasta inglês Christopher Nolan> é uma evocação do <mito de Prometeu>, o Titã que “stole fire from the gods and gave it to man. For this he was chained to a rock and tortured for eternity.” A alusão ao roubo do fogo mítico, que antes era
Publicado em: 01/08/23A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia