SINOPSE: Para se proteger do levante dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Mesmo separados por uma camada impenetrável de vidro, o conflito é inevitável. TRAILER: CRÍTICA: POR EDUARDO CARLI / A CASA DE VIDRO O Brasil dos proprietários e o Brasil dos despossuídos viverão para
Publicado em: 15/03/24Após um <mês (Abril de 2024) dedicado ao melhor do cinema contemporâneo de Pernambuco>, A Casa de Vidro Ponto de Cultura apresenta agora um novo ciclo de cinedebates: em Maio de 2024 focaremos em filmes sobre libertação animal – incluindo a...
Publicado em: 03/05/24Preocupado com a polarização política que ele vê espraiar-se por toda parte, Alex Garland decidiu criar em Guerra Civil uma obra fílmica de impacto sobre as massas em que suas ansiedades relativas ao tema são “magnificadas” através do cinema...
Publicado em: 30/04/24A Casa de Vidro oferece aqui uma seleção com obras cinematográficas tanto de ficção quanto documentários que permitem variadas experiências estéticas e políticas que aprofundam nossa compreensão da história e do presente do conflito Israel-Palestina; sugestões de novas inclusões...
Publicado em: 26/01/24YEARNING. Saí do cinema após a projeção de “A Cor Púrpura” (2023, dirigido por Blitz the Ambassador) com esta palavra – alçada ao nível de potente conceito por Bell Hooks – na cabeça. Acho que é a melhor chave verbal para destravar o porquê deste ser um remake que não é uma redundância. Spielberg já
Publicado em: 29/01/24SINOPSE: A Batalha de Argel, um dos filmes políticos mais importantes da história do cinema, descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1960, mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à
Publicado em: 27/01/24A Casa de Vidro oferece aqui uma seleção com obras cinematográficas tanto de ficção quanto documentários que permitem variadas experiências estéticas e políticas que aprofundam nossa compreensão da história e do presente do conflito Israel-Palestina; sugestões de novas inclusões são bem-vindas e podem ser feitas pela caixa de comentários abaixo. Complemente os estudos e explorações
Publicado em: 26/01/24Savour the irony in David Lynch‘s proclamation: “what a great time to be alive if you love the theather of the absurd!” It tastes similar to another punchline by Woody Allen: “Life is full of misery, loneliness, and suffering – and it’s all over much too soon.” Both phrases sound funny and witty because the
Publicado em: 24/01/24<20.000 SPECIES OF BEES> (2023) is a masterpiece of Queer Cinema. This statement can be misunderstood as an affirmation of the value or merit of this compelling film only within a certain niche or genre. That’s not my aim: instead of locking it inside the box of queer films, I would like to suggest that
Publicado em: 16/01/24DESCOLONIZANDO A NARRATIVA Acaba de estrear *LET GAZA LIVE!, novo documentário curta-metragem d’A Casa de Vidro. É lançado à Web como uma cyber-garrafa no oceano de dados para gritar com o coro: “from the river to the sea, Palestine will be free!”. O doc vem como lançamento da produtora emergente Hourglass Films, destinado a ser
Publicado em: 07/01/24“Science fiction is nothing but reality ahead of schedule.” – Syd Mead A ficção científica relaciona-se com a ciência factual de maneira complexa e multifacetada: seria reducionista afirmar que o sci-fi está baseado, ou tem seu chão (como se diz em inglês: it‘s grounded), no que a ciência de sua época já realizou, e que
Publicado em: 22/12/23Por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro.comEYE FILMUSEUM Amsterdam, 24/11/2023 “Ela cuspia fogo pela boca e o apagava com os pés”, disse Jean Cocteau sobre a dançarina de flamenco La Singla. Figura misteriosa, um enigma em carne viva, ela não cessa de intrigar aqueles que assistem suas performances filmadas nos anos 1960,
Publicado em: 25/11/23ASSISTA: Nesta entrevista realizada no <International Theather Amsterdam (ITA)> durante o <International Documentary Festival of Amsterdam (IDFA)>, um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao cinema de não-ficção, A Casa de Vidro conversou com o cineasta paulista <João Pedro Bim>, formado em audiovisual na ECA/USP, sobre seu filme “A Portas Fechadas” (Behind Closed Doors), exibido
Publicado em: 24/11/23<Suspend your disbelief>, fellow earthlings, and let’s… imagine! With Fantastic Alchemy as its central theme, Amsterdam’s <Imagine Fantastic Film Festival> has provided an awesome, mind-boggling feast for the senses between October 25th and November 4th at the <FilmHallen> and <LAB111>. The films screened were obviously focused on the phantasy genre, but also on science fiction,
Publicado em: 15/11/23A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia