Neste documentário média-metragem produzido por A Casa de Vidro e dirigido por Eduardo Carli de Moraes (2024, 40min), com colaboração de Gabriela Callegaris e Renato Costa, oferecemos alguns vislumbres dos agitos culturais que tomaram a Ocupação Zumbi dos Palmares, na região Noroeste de Goiânia, durante o Festival Goiânia Clandestina 2024. Filmado em uma tarde de
Publicado em: 08/05/24“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em...
Publicado em: 19/08/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o...
Publicado em: 22/07/24Após um <mês (Abril de 2024) dedicado ao melhor do cinema contemporâneo de Pernambuco>, A Casa de Vidro Ponto de Cultura apresenta agora um novo ciclo de cinedebates: em Maio de 2024 focaremos em filmes sobre libertação animal – incluindo a...
Publicado em: 03/05/24Em um Brasil em seu período mais amedrontador da era republicana, Ainda Estou Aqui, o novo filme de Walter Salles adapta o livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva com o roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, vencedores do prêmio de melhor roteiro no 81ª Festival Internacional de Cinema de Veneza. Na cidade do
Publicado em: 18/11/24“Nós somos a Natureza que se defende” (Nous sommes la Nature qui se défend). Com esta frase escrita numa faixa, levantam-se contra os tratores e defendem-se contra as motosserras “um bando de selvagens semi-nus” – como os chamam os CEOs das corporações modernizantes. É uma imagem síntese desta animação pedagógica sobre como os “selvagens” servem
Publicado em: 16/11/24The Fall (BBC Irlanda – 2013-2016. Criada por Alan Cubitt) Não gosto de histórias de serial killer (sk), pois, via de regra, elas se perdem na estetização da crueldade. Mas, como fiel eXcer, sigo Mulder e Scully em quaisquer de seus papéis pós-Arquivo-X (meus iguais pegarão as referências arquivoxivescas que espalho por aqui…). É essa
Publicado em: 24/08/24“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em palavras. Até porque a expressão corporal e facial dos grandes gênios da atuação resiste a ser
Publicado em: 19/08/24Escrevo estas palavras sendo já alguém com a seguinte idade: aquela em já é tarde demais para morrer jovem. E não digo o número de anos – pois que importa? Tenho aquela idade em que já lembro com frequência do relógio sem ponteiros que os olhos miram pensando (com Hilda Hilst e com Bergman): “é
Publicado em: 05/08/24Sinopse Carlos (Lee Taylor), Renata (Simone Iliescu) e Marcelo (Roberto Audio) formam um triângulo amoroso contextualizado na caótica rotina de uma metrópole como São Paulo. Carlos, ex-ladrão de carros, tenta cuidar do menino Exu (Vinicius dos Anjos), mas ele passa o dia inteiro nas ruas da cidade. “Convoque seu Buda”, recomenda o Criolo, “o clima
Publicado em: 02/08/24Acaba de ser publicado o Dossiê “Filosofia e Filme“ na Paralaxe – Revista de Estética e Filosofia da Arte da PUC-SP (Qualis A4), editado por Carla Milani Damião, Rodrigo Araújo e Eduardo Carli de Moraes, composto por 19 artigos e um editorial. URL para acesso: https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/issue/view/2918 SINOPSE – A revista Paralaxe, em consonância com a
Publicado em: 29/07/24Quando lançou o divisor-de-águas em sua filmografia, “A Árvore da Vida”, de 2011, Terence Malick era um artista bastante“recluso”, que só saía de seu silêncio raramente: havia realizado apenas quatro longas-metragens no período entre 1973 e 2010: “Badlands: Terra de Ninguém” (1973), “Days of Heaven: Cinzas no Paraíso” (1978), “Além da Linha Vermelha” (1998) e
Publicado em: 23/07/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o status de ícone pop do mundo árabe. Malandro e determinado o bastante para escapar de Gaza,
Publicado em: 22/07/24O SANGUE JORRA SOBRE A TERRA VERMELHAReflexões sobre o filme de Marco Bechis (2008) no contexto do etnocídio Guarani-Kayowá por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro Uma das melhores expressões cinematográficas do drama trágico que aflige os Guarani-kaiowá é Terra Vermelha (2008), filmaço de Marco Bechis, cuja trama desenrola-se na região de Dourados (MS)
Publicado em: 19/07/24A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia