Com mais de 20 anos de trajetória, Vida Seca lança na rede seu novo álbum “ProvocaSom” (2025, 10 músicas, 40 min., capa de Òkun, ouça no Spotify). Na vanguarda da música experimental feita em Goiás, o grupo atinge seu quarto lançamento fonográfico, destacando-se pela construção de instrumentos não-convencionais feitos a partir de sucata e objetos descartados.
Explorando uma vasta gama de sonoridades baseadas sobretudo na percussividade, Vida Seca integra uma cena brasileira que também tem como luminares o Uakti, o Patubatê e os Barbatuques (dentre outros).
Entre os destaques do novo trabalho está a canção “Movido a Água”, com vocais de *Anelis Assumpção*: a artista canta por aqui uma composição de seu falecido pai Itamar, em parceria com Luiz Galvão, originalmente lançada em 1983 no disco “Sampa Midnight – Isso Não Vai Ficar Assim”. O videoclipe pode ser assistido em https://youtu.be/J6msRyYSrVo?si=LdY4kgmzkLBqB13j.
O show de lançamento ocorreu no SESC do Centro de Goiânia na Sexta, 7 de Fevereiro de 2025, e A Casa de Vidro esteve lá para a cobertura do espetáculo conduzido com maestria pelos músicos Daniel Rosolem, Ricardo Roqueto, Thiago Verano e Igor Zargov (além de convidados especiais Sarah Brabo-Duran e Ronan Gil): confira um trecho em https://youtu.be/fjirvotSRQc.
Mestre Alemão, do Coró de Pau, é outra ilustre presença que participa deste álbum novo do Vida Seca que foi realizado com recursos da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura.
O álbum anterior, “Upan”, gravado e lançado durante a pandemia, teve uma live de lançamento promovida pelos Jornalistas Livres em que eu, Eduardo Carli, na companhia de Clara Domingos e Renato Costa, pudemos bater um papo muito massa com o Vida Seca: https://www.youtube.com/watch?v=TxI39wfm_Bs. O post completo, incluindo resenha completa do álbum anterior, está em https://acasadevidro.com/vidaseca/
Outra novidade que podemos partilhar em primeira mão é que a nova sede d’A Casa de Vidro Ponto de Cultura, no Jd. Novo Mundo, fica quase vizinha do Estúdio La Bamba onde o Vida Seca realiza suas atividades cotidianas de ensaios, construção de instrumentos e preparação de oficinas. Todo o processo de preparação acústica do novo estúdio d’A Casa de Vidro está sendo realizado em preciosa parceria com os músicos do Vida Seca – Danilo Rosolem e Igor Zargov – e as alianças se fortalecerão com a proximidade geográfica entre os espaços. Vamos pra cima e avante!
Eduardo Carli, Goiânia, 8/2/25
APRECIE TB:
Publicado em: 08/02/25
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia