FINANCIAMENTO COLABORATIVO
Apoie em www.benfeitoria.com/tsunamidabalburdia
Em 15 de Maio de 2019, mais de 2 milhões de pessoas saíram às ruas para protestar contra os cortes na educação. As mobilizações ficaram conhecidas como “Tsunami da Educação”, sendo essas as primeiras manifestações massivas contra o então recém-eleito Jair Bolsonaro.
Nosso filme longa-metragem “Tsunami da Balbúrdia” é um híbrido de ficção com documentário. A protagonista é Lavínia, uma jovem de 17 anos, estudante secundarista de escola pública, que vivencia um intenso despertar de sua consciência política e ativismo social durante os protestos que ocorrem no primeiro semestre do governo Bolsonaro.
Ela participa de assembleias, insuflando revoltas ao megafone. Compõe poesias e canções de protesto, atua como produtora cultural, mas sobretudo se enxerga como midiativista: filma as manifestações convicta de seu direito cívico de fazê-lo, mas também de ser testemunha da História, capturando através de sua câmera, acontecimentos que podem um dia interessar aos historiadores do futuro.
Em um destes protestos, ela é brutalmente agredida por um policial militar em momento de intensificação da repressão aos estudantes – com traumatismo craniano e uma câmera destruída, dá entrada numa UTI, enquanto seu caso torna-se um evento midiático que polariza as narrativas: grande mídia corporativa vs “mídias alternativas”.
O filme também aborta questões como liberdade de imprensa, relações entre pessoas LGBTQIA+, revolta popular e estudantil, insurgências revolucionárias, religião e muito mais. Para além disso, a própria produção do filme é fruto dessas inquietações, somos uma equipe que preza pela diversidade, tendo em nosso time mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+.
O filme trabalhará, em meio a seu enredo narrativo fictício, imagens reais já lançadas por A Casa de Vidro Filmes em 2019, responsável pela realização de 4 curtas-metragens documentais que abordam o Tsunami da Educação.
SAIBA MAIS – SITE OFICIAL: www.acasadevidro.com/tsunamidabalburdia
Publicado em: 01/08/21
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia