Há 30 anos, em Agosto de 1991, era lançado pela Epic Records um álbum destinado a tornar-se um ícone da Era Grunge: “Ten”, do Pearl Jam. Ainda que Nevermind tenha sido um terremoto inigualável na escala Richter do rock de então, seguramente o debut do Pearl Jam também fez tremer o chão e permanece repleto de potência após 3 décadas e mais de 12 milhões de cópias vendidas.
Este sismo musical pode ser considerado um dos melhores álbuns de estréia de toda a história do rock, propulsionado por canções potentes como os hits “Alive”, “Jeremy”, “Even Flow” e “Black”, mas também pelas menos conhecidas mas igualmente impactantes “Why Go”, “Once” e “Porch”.
Invadindo o mainstream como um tsunami, as bandas de Seattle, encabeçadas por Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden e pelo próprio Pearl Jam, dariam novos rumos à cultura rockeira a partir de 1991. Para propiciar uma fruição aprofundada da obra, disponibilizamos aqui, em MP3 de alta fidelidade, os 2 CDs da Legacy Edition de Ten para download gratuito.
O quinteto formado por Eddie Vedder, Jeff Ament, Mike McCready, Stone Gossard e Matt Cameron nasceu das cinzas do Mother Love Bone – que lançou apenas um disco, Apple (1990) antes de ser aniquilada pela overdose de seu vocalista. O luto virou luta, ou melhor: o lamento lutuoso do Temple of the Dog serviu como semente para aquilo que viria a tornar-se o Pearl Jam, novo projeto de Gossard e Ament após o ocaso de sua ex-banda. A partir deste marco inaugural inesquecível que foi Ten, nascia uma das maiores e melhores bandas do planeta.
Uma curiosidade é que o álbum tributo a Andrew Wood, Temple of the Dog, com Chris Cornell (Soundgarden/Audioslave) nos vocais, contendo um dueto lindo com Vedder em “Hunger Strike”, também foi lançado em 1991. Porém, “teve uma vendagem modesta até a metade de 1992, quando a gravadora A&M resolveu divulgar o Temple of the Dog após o sucesso do Pearl Jam. O álbum entrou na parada da Billboard e atingiu o top 10, chegando a marca de 1 milhão de cópias no fim do ano.” (Alexandre Luzardo na Dying Days.)
Depois de “Ten”, 10 outros álbuns de estúdio sucederiam em uma trajetória que já atravessa mais de 3 décadas de excelentes serviços prestados à arte. No site d’A Casa de Vidro, explore o álbum mais recente da banda, o primoroso “Gigaton” (2020): https://acasadevidro.com/pearl-jam-gigaton/
Para relembrar esta masterpiece acachapante que é “Ten”, selecionamos um punhado de vídeos sensacionais:
* EVEN FLOW (Video-Clipe em 4K): https://youtu.be/CxKWTzr-k6s
* JEREMY (Sem Censura): https://www.youtube.com/watch?v=MS91knuzoOA
* ALIVE (Video-Clipe Oficial): https://www.youtube.com/watch?v=qM0zINtulhM
* BLACK (No MTV Unplugged):
https://www.youtube.com/watch?v=5ZH2it92ZmA
Publicado em: 27/08/21
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia