– ACREANIDADE CONFIGURADA PARA A TRANSCENDÊNCIA –por Eduardo Carli de Moraes, desenvolvido em 2024 a partir de texto originalmente publicado em Depredando o Orelhão ( 4 de abril de 2009) É, galera, hoje (pasmem!) falaremos sobre o Acre. Sem zueira – pois só a “acreanidade configurada para a transcendência” fez dos Los Porongas, na história recente de nossa música, esta
Publicado em: 26/10/24Em 23 de Outubro de 2024, foi realizado em A Casa de Vidro Ponto de Cultura um eventaço promovendo a confluência entre a cena musical e audiovisual em clima de insurgência anti-proibicionista: na ocasião, rolou a première do documentário...
Publicado em: 01/11/24por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro Celebrando 10 anos desde o lançamento do marco “As Plantas Que Curam” (2014), um álbum que mudou os rumos da música goianiense e inseriu os Boogarins no mapa do...
Publicado em: 16/04/24por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro Faz tempo que considero o Terra Cabula uma das preciosidades mais valiosas de nossa Cena Cerrado. Nos dias que correm, em que Ailton Krenak assume seu posto de “imortal”...
Publicado em: 13/04/24por Eduardo Carli de Moraes “É tudo pra ontem”, reivindica Emicida no documentário AmarElo (2020, Netflix), veículo para a “instigante antropofagia das quebradas”. Por aqui, a gente entende assim este imperativo Exuístico expresso pelo MC: o passado está em disputa e re-escrever a história da cultura através de outro viés, contra-hegemônico ou anti-estabelecido, é tarefa pra
Publicado em: 04/01/21por Eduardo Carli de Moraes Só se pode aprender a nadar indo pra longe da bóia. De modo análogo, cada vez mais me convenço que a música só se aprende no processo de um fazer (e refazer) sempre imperfeito e mutante: só expande-se a musicalidade assumindo o risco das práticas em que vamos pra longe
Publicado em: 31/12/20Nestes tempos em que tornou-se disseminada globalmente o estandarte (e a hashtag) #BlackLivesMatter, no Brasil traduzida por #VidasPretasImportam, é mais do que propícia uma reflexão sobre os vínculos entre o blues e a negritude como modo de ressaltar o óbvio: a “arte negra” também importa (e demais da conta). “I’ve been working 3 jobs just
Publicado em: 29/11/20A beatlemania representou a emergência massiva de um novo culto. Dispensando a transcendência, este culto tinha por objeto os músicos mais célebres da cultura dos sixties: as massas idólatras, adorando aos Fabulosos Quatro de Liverpool, transformaram uma banda numa lenda viva devido à intensidade da devoção coletiva que mobilizaram. John, Paul, George e Ringo despertaram fanatismos extremados, ganharam
Publicado em: 10/10/20UM FILME-SHOW FREAK-PUNK RENOVA A ARTE CONTEMPORÂNEA Stop Making Sense é uma obra iconoclássica, um OVNI no cenário cultural que ao desembarcar transformou tudo: iconoclastia a princípio bizarra e estranha, entrou para o cânone como espécimen inesquecível de arte transformadora. Exploro neste hipertexto-multimídia (que permite ao internauta viajar em fragmentos da própria obra comentada e
Publicado em: 28/09/20Nascido em Bolonha, na Itália, no ano de 1988, o artista Lorenzo da Gaitinha lança seu álbum de estréia: “Nossa Música Não Tem Pátria” (2020, 45 min). As 14 canções deste disco digital poliglota e versátil transitam com desenvoltura por várias línguas (o italiano, o português e o inglês) e gêneros musicais (sobretudo o folk, o
Publicado em: 08/09/20“O Diabo é o Pai do Rock.” – Raul Seixas Uma das melhores sínteses sobre o blues que conheço foi proferida por um de seus mestres maiores, Taj Mahal: “the blues is a balm for people in bondage”, isto é, o blues seria um bálsamo para um povo que está privado de liberdade (“bondage” tem
Publicado em: 30/08/20Uma obra-de-arte inesgotável em sua riqueza semântica e musical, na complexidade dos afetos que expressa, na radicalidade de sua poesia, no senso lúdico que preside à sua pervasiva percussividade (que inclui até latidos de cachorro!), o Papa-Grammys “Fetch The Bolt Cutters” (2020) carrega em cada canção um microcosmos e constrói, pela soma das partes, um todo
Publicado em: 21/08/20A Casa de Vidro Ponto de Cultura, em parceria com Bern Studio Live, traz a público com imensa satisfação o álbum ao vivo de Adriel Vinícius, Vivo Aqui e Agora (2019), contendo 10 canções autorais. Ouça na íntegra em YouTube: http://bit.ly/33wXg2i. Faça o download gratuito do disco: http://bit.ly/2IUgg2R (MP3 de 320kps). A gravação desde álbum inaugura a trajetória da
Publicado em: 17/08/20Fico impressionado e de queixo caído com os múltiplos dons musicais da Tash Sultana: esta multi-instrumentista australiana, nascida em 1995 em Melbourne, vem se destacando no cenário cultural global como uma “banda-duma-mina-só” que esbanja inovação e feeling através dum som viajado, complexo, irrotulável – e sobretudo inspirador. Virtuose das sinergias, Tash revigora como poucas artistas
Publicado em: 14/08/20A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia