– ACREANIDADE CONFIGURADA PARA A TRANSCENDÊNCIA –por Eduardo Carli de Moraes, desenvolvido em 2024 a partir de texto originalmente publicado em Depredando o Orelhão ( 4 de abril de 2009) É, galera, hoje (pasmem!) falaremos sobre o Acre. Sem zueira – pois só a “acreanidade configurada para a transcendência” fez dos Los Porongas, na história recente de nossa música, esta
Publicado em: 26/10/24Em 23 de Outubro de 2024, foi realizado em A Casa de Vidro Ponto de Cultura um eventaço promovendo a confluência entre a cena musical e audiovisual em clima de insurgência anti-proibicionista: na ocasião, rolou a première do documentário...
Publicado em: 01/11/24por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro Celebrando 10 anos desde o lançamento do marco “As Plantas Que Curam” (2014), um álbum que mudou os rumos da música goianiense e inseriu os Boogarins no mapa do...
Publicado em: 16/04/24por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro Faz tempo que considero o Terra Cabula uma das preciosidades mais valiosas de nossa Cena Cerrado. Nos dias que correm, em que Ailton Krenak assume seu posto de “imortal”...
Publicado em: 13/04/24Uma das vozes mais extraordinárias do rock global nas últimas décadas calou-se para sempre: aos 52 anos, apelando para a porta-de-saída radical também utilizada por Cobain (o suicídio), vai-se deixando como legado algumas canções imorredouras e um rastro indelével na história do Grunge. Chris Cornell (1964 – 2017), que encantou e comoveu cantando no Soundgarden,
Publicado em: 19/05/17RITMO, POESIA E CONTESTAÇÃO Reflexões sobre o livro “Se Liga No Som!” de Ricardo Teperman por Eduardo Carli de Moraes Ricardo Teperman fala de uma música enraizada no mundo altamente contraditório em que convivemos e evoca, no princípio de Se Liga No Som – As Transformações do Rap no Brasil, a presença desta musicalidade multiforme:
Publicado em: 14/03/17“Sem música a vida seria um erro.” Nietzsche (1844-1900) Uma das maravilhas maiores que a Internet nos proporciona é o acesso a uma imensa biblioteca musical. Este baú de tesouros está acessível a qualquer um que se conecte à grande rede digital planetária, mas as pepitas estão dispersas por toda parte e a compilação da
Publicado em: 10/03/17Um dos muitos méritos desta graphic novel dos argentinos Diego Agrimbau (roteiro) e Dante Ginevra (desenhos) está em sua capacidade de revelar a enorme dimensão social, espiritual e artística de Bob Marley. Nascido em 1945, numa Jamaica que lutava para se libertar do domínio colonial inglês, Bob Marley viveu apenas 36 anos, mas tornou-se uma
Publicado em: 04/03/17“…toda palavra se não tem brasase desprende e cai da árvore do tempo.”PABLO NERUDAcitado por Antonio Skármeta em A Insurreição(Cap. XXV, p. 189, ed. Francisco Alves, 1983) por Eduardo Carli de Moraes para A Casa de Vidro Visitar o Chile ao raiar de 2017, aos 100 anos do nascimento de VIOLETA PARRA (1917-1967), foi ótima ocasião para uma imersão na
Publicado em: 15/01/17Nesta coleta, agreguei numa cyberfita um pouco da fina flor sonora do Goyaz. São 13 canções que servem como um retrato caleidoscópico do efervescente cenário goiano de música alternativa em alguns de seus mais ilustres representantes: Carne Doce, Diego de Moraes, Boogarins, Violins, Black Drawing Chalks, Umbando, Chá de Gim, dentre outros. Do stoner chalkiano ao prog-rock do Caminhão Espacial,
Publicado em: 30/05/15200 CLÁSSICOS DA MÚSICA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 1960, 1970 E 1980 (EM ORDEM CRONOLÓGICA) Link para esta página: http://acasadevidro.com/?p=5593 Uma das maravilhas que a Internet nos proporciona é o acesso a uma imensa biblioteca musical. Este baú de tesouros – não somente guardados mas compartilhados – está acessível a qualquer um que se conecte à
Publicado em: 07/02/15A MÚSICA QUE ARRASA FRONTEIRAS por Eduardo Carli de Moraes “Music is the universal language of human emotion.” THEODOR REIK (1888-1969), “The Haunting Melody – Psychoanalytic Experiences in Life and Music” Entre 26 de Junho e 06 de Julho de 2014, Montréal acolheu a 35ª edição de seu célebre Festival Internacional de Jazz. Todos os anos,
Publicado em: 15/07/14It seems to me quite ironic and ambiguous that a band named Nirvana was actually the living and struggling embodiment of what Buddhists call Samsara. As if he was bound to the wheel of craving and suffering, Kurt Cobain screamed his guts out just like I imagine Prometheus (so beautifully depicted in Rubens’ painting) screamed
Publicado em: 09/04/14“In 1968 dread was the currency. It was what kept you up all night, and not just the night Bobby Kennedy was shot… Dread was why every day could feel like a trap. (…) The feeling that the country was coming apart – that, for what looked and felt like a casually genocidal war in Vietnam,
Publicado em: 05/02/14A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia