Um jardim de Epicuro brota no coração de goiânia. A busca por autonomia e autossuficiência é regada por diversas experiências prático-teóricas em agroecologia, saneamento ecológico e permacultura. A felicidade está ao nosso alcance a cada nascer do sol, sobretudo se estamos cercados de natureza e de amigos [1].
Assim que você chega n’A Casa de Vidro, à sua esquerda, uma parede de pingo de ouro esconde um banheiro à céu aberto, pronto pra você realizar a limpeza das mãos, à sombra da trepadeira-elefante. As águas que te serviram são usadas para regar o canteiro agroflorestal, com acerola, mamão, pitaia, café, cana-de-açucar, coco, banana, jaboticaba e tantas outras plantas.
Andando um pouco mais você encontra de um lado um espaço pra fogueira e de outro um pátio de compostagem. Por fim chegará ao canteiro de flores transcendentais que te inspirarão para uma saudação ao sol ou uma meditação. No total, são mais de 300 m 2 de área aberta. A certeza de encontrar um canto com sombra para beber um café, ler um livro e ouvir os pássaros é imediata.
Bem vindo ao Jardim Agroecológico, um espaço para projetar o novo mundo, se inspirando em bons exemplos, como o joão-de-barro, Ana Primavesi, as minhocas, Paulo Freire, as árvores, Sidarta Gautama… Um lugar para nutrir suas raízes com um breve lampejo da abundância que poderá nascer de um ser humano reconectado e integrado à natureza. O Jardim Agroecológico d’A Casa de Vidro é um santuário de sanidade mental e ecológica [2] .
É parte do esforço de criar um espaço que possa ajudar a gestar uma mudança genuína frente ao males da sociedade, estando integrado à sociedade. Sabemos que o antídoto está contido no veneno e que do diamante não nasce nada, mas do estrume nascem as flores [3] . Pra nós, jardinagem nunca foi ecologia sem política [4] .
REFERÊNCIAS
1 – https://medium.com/@brenoserson/epicuro-e-seu-jardim-filos%C3%B3fico-20b029c94bb0
2- https://www.euricovianna.com.br/2019/02/05/santuarios-de-sanidade-mental-e-ecologica/
3- “Dal diamante non nasce niente, dal lettame nascono i fiori” Via del Campo – Fabrizio de Andrea (link video lorenzo via del campo)
4- “Ecologia sem luta de classes é jardinagem” Frase atribuída à Chico Mendes, utilizada pela esquerda de forma rasa, mas que é melhor aprofundada por Eduardo Galeano.