Neste documentário média-metragem produzido por A Casa de Vidro e dirigido por Eduardo Carli de Moraes (2024, 40min), com colaboração de Gabriela Callegaris e Renato Costa, oferecemos alguns vislumbres dos agitos culturais que tomaram a Ocupação Zumbi dos Palmares, na região Noroeste de Goiânia, durante o Festival Goiânia Clandestina 2024. Filmado em uma tarde de
Publicado em: 08/05/24“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em...
Publicado em: 19/08/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o...
Publicado em: 22/07/24Após um <mês (Abril de 2024) dedicado ao melhor do cinema contemporâneo de Pernambuco>, A Casa de Vidro Ponto de Cultura apresenta agora um novo ciclo de cinedebates: em Maio de 2024 focaremos em filmes sobre libertação animal – incluindo a...
Publicado em: 03/05/24O Processo, de Maria Augusta Ramos, não foi batizado com o mesmo nome do célebre romance de Franz Kafka à toa. Em 2016, Dilma Rousseff viveu em carne-e-osso alguns “Dias de Josef K” . Na expressão certeira de Ivana Bentes, o filme faz uma “etnografia a quente do
Publicado em: 22/05/18I – O NASCIMENTO COMO IRRUPÇÃO DO NOVO “Nascer é muito comprido”, escreveu o poeta Murilo Mendes (1901 – 1975). O que ele quis dizer com isso? Que nascer é um processo, mais que um momento? Que é um interminável amadurecimento e um vir-à-vida sem fim, e nunca um acontecimento que se pode dar por
Publicado em: 08/05/18Jamais teremos uma relação apropriada com o processo histórico se não agirmos simultaneamente como “construtores do futuro e intérpretes do passado”, escreve Nietzsche na Segunda Consideração Extemporânea . E eu adicionaria: jamais conheceremos o passado adequadamente se não atentarmos para a voz dos vencidos. Temos que aprender a ler a sina multiforme dos derrotados. O fato
Publicado em: 28/04/18Turista Espacial (La Belle Verte), filme de Coline Serreau, é um sci-fi fascinante e inovador: é capaz de unir os temas já bem batidos, como a viagem intergaláctica e o contato entre inteligências de diferentes planetas, com uma crítica social arguta de nossa civilização atual, ecocida e catastrófica. É uma obra em que a ficção
Publicado em: 17/04/18Sobre o medo, pode-se sempre questionar: ele é justo e legítimo, ou seja, corresponde a um perigo real? Ou é inculcado de fora por aqueles que tem interesse em ver-nos trêmulos e acovardados? O medo pode ser aquele afeto visceral que nos toma diante de um encontro inesperado com um tigre na selva, e que
Publicado em: 11/03/18Sabem aquele conto-de-fadas zoofílico que faturou as estatuetas do Oscar para Melhor Filme e Diretor? Bem, preparem-se para ouvir muitos gritos de “plágio!” dirigidos contra “A Forma da Água” (The Shape Of Water), de Guillermo del Toro, que de fato tem similaridades em exagero com “Splash – Uma Sereia Em Minha Vida”, filme de 1984 de
Publicado em: 05/03/18Aos 16 anos de idade, em 1843, Grace Marks foi condenada pelo duplo assassinato de seu patrão, Mr. Thomas Kinnear, e Nancy Montgomery, governanta da casa onde trabalhava. Nas 500 páginas do romance baseado em fatos reais Alias Grace, a escritora Margaret Atwood decidiu explorar todos os misteriosos meandros de Grace, “uma das mais notórias mulheres canadenses
Publicado em: 26/02/18“Gira e gira a roda atroz das desditas”, lamenta-se Neruda no poema “Os Abandonados”, do livro Memorial de Isla Negra. Este poetaço, que tão bem cantou a roda viva da Vida, com toda a sua polifonia e colorido, com todo seu caos e maravilha, com frequência é hoje em dia descoberto por novos leitores em virtude do filme realizado
Publicado em: 13/01/18Se me perguntarem quais foram as experiências estéticas mais impressionantes que já vivenciei, entre as mais fortes eu colocaria a atuação de Björk em Dançando no Escuro, de Lars Von Trier. Neste filme descobri, espantado, que a islandesa – ela que em sua juventude foi um cubo-de-açúcar cantante, bem da pá virada, à frente do
Publicado em: 23/12/17“CORAÇÕES LIVRES”, de Susanne Bier (Dinamarca, 2002, 109 min), é uma obra vinculada ao movimento Dogma 95, inaugurado por Lars von Trier e Thomas Vinterberg em 1995 e deslanchado por filmes inaugurais altamente provocativos como Os Idiotas, Festa de Família e O Rei Está Vivo. Este filme de Susanne Bier prova que a renovação radical proposta por esta
Publicado em: 10/06/17A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia