Neste documentário média-metragem produzido por A Casa de Vidro e dirigido por Eduardo Carli de Moraes (2024, 40min), com colaboração de Gabriela Callegaris e Renato Costa, oferecemos alguns vislumbres dos agitos culturais que tomaram a Ocupação Zumbi dos Palmares, na região Noroeste de Goiânia, durante o Festival Goiânia Clandestina 2024. Filmado em uma tarde de
Publicado em: 08/05/24“The greatest location in the world is the human face.” – John Cassavetes Falecida após mais de 94 rotações terrestres de seu corpo ao redor do Sol, a atriz Gena Rowlands (1930-2024) deixa aos terráqueos um legado artístico difícil de expressar em...
Publicado em: 19/08/24Um dos mais importantes cineastas palestinos vivos, Hany Abu-Assad (nascido em Nazaré, 1961) retrata em O Ídolo (2015, Título original: Ya tayr el tayer) a jornada do cantor Mohammed Assaf de seus primórdios em meio aos escombros até o...
Publicado em: 22/07/24Após um <mês (Abril de 2024) dedicado ao melhor do cinema contemporâneo de Pernambuco>, A Casa de Vidro Ponto de Cultura apresenta agora um novo ciclo de cinedebates: em Maio de 2024 focaremos em filmes sobre libertação animal – incluindo a...
Publicado em: 03/05/24“I never could stand the sight of a man carrying a cross.” Nas minas de carvão da Pensilvânia, na década de 1870, um pouco depois do fim da Guerra Civil Americana e da Abolição da Escravatura nos EUA, as condições de trabalho prosseguiam péssimas, escandalosas, desumanas: os trabalhadores pareciam condenados ao inferno na terra e,
Publicado em: 06/08/20Imagem de Abertura: “Chorinho” (1942), de Candido Portinari (1903 – 1962) A Casa de Vidro, na intenção de contribuir com a expansão do conhecimento e da experiência de todes a respeito da infinita riqueza da cultura musical brasileira, disponibiliza aqui um dos mais completos guias digitais de documentários musicais do Brasil. Mergulhe de cabeça, com as
Publicado em: 26/07/20Diante desta impactante obra-prima do cinema contemporâneo que é Papicha, de Monnia Meddour, arrastado à comoção e às lágrimas pelo trágico desenlace de seu enredo, volto a refletir, mergulhado no cerne dos antagonismos contemporâneos, sobre este problema visceral: como descosturar o Patriarcado, desfazendo as teias de seu horrendo e milenar cistema de opressão? Eduardo Galeano
Publicado em: 25/07/20Poucas expressões artísticas, no século 21, são mais radicalmente subversivas do que as viagens estéticas queer-punk de Virginie Despentes. Esta multi-artista, além de prolífica escritora, dotada d’uma prosa polêmica e neo-beatnik, é também uma cineasta transgressora. Conseguiu a proeza de ter seu filme de estréia, Baise Moi (2000), censurado em todo o território francês em 2000
Publicado em: 23/06/20Os riots de Los Angeles, em 1992, explodem na telona nos primeiros minutos deste filme sobre o empoderamento de vozes subalternas que enfim ganham direito à expressão. À semelhança das Spike Lee joints, esta produção da MTV, lançada em 2007, começa numa vibe documental e busca imergir o espectador em um microcosmo da “Cidade dos
Publicado em: 22/06/20Beijar o pó, flertar com a ruína, ir à falência, tudo isto pode destruir uma carreira artística de modo que ela nunca mais se levante. Mas pode também – o que é mais raro – ensinar preciosas lições para que da queda se faça uma reviravolta. Uma re-ascensão. Se o sujeito é capaz de suportar
Publicado em: 16/03/20A tragédia da riff-raff britânica na era da Uberização laboral: eis o cerne de Sorry We Missed You (Você Não Estava Aqui), novo filme do mestre Ken Loach (UK, 2019, 100 min), duas vezes premiado com a Palma de Ouro em Cannes (por Terra e Liberdade e por The Wind that Shakes The Barley). Partindo de uma
Publicado em: 10/03/20Um dos grandes atores do cinema contemporâneo, Willem Dafoe – célebre por encarnar Jesus em “A Última Tentação de Cristo” (de Scorcese, adaptando o romance de Kazantzakis) ou por interpretar o marido da personagem de Charlotte Gainsbourg em “O Anticristo” (de Lars Von Trier) -, realizou uma tetralogia de filmes dirigidos por Abel Ferrara: “4:44
Publicado em: 23/02/20Na sessão de estreia do último 30 de janeiro de 2020, o Cine Cultura Goiás apresentou ao público goiano o filme longa-metragem brasiliense Ainda Temos a Imensidão da Noite. Trata-se de uma obra híbrida, corajosamente posicionada entre a música experimental da banda Animal Interior e a ficção cinematográfica de implicações político-existenciais urgentes, ainda que dissonantes, como
Publicado em: 17/02/20O desastre na usina nuclear de Chernobil, no norte da Ucrânia (então pertencente à URSS), no ano de 1986, foi tema d’uma mini-série lançada em 2019 pela HBO e d’um livro da vencedora do Nobel de Literatura Svetlana Alexiévich. Cerca de 25.000 pessoas, que tiveram graves impactos na saúde ao serem expostas à radiação, foram
Publicado em: 06/01/20A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia