ASSISTA:
Nesta entrevista realizada no <International Theather Amsterdam (ITA)> durante o <International Documentary Festival of Amsterdam (IDFA)>, um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao cinema de não-ficção, A Casa de Vidro conversou com o cineasta paulista <João Pedro Bim>, formado em audiovisual na ECA/USP, sobre seu filme “A Portas Fechadas” (Behind Closed Doors), exibido e debatido na ocasião.
Produzido por <A Flor e a Náusea>, o documentário é construído a partir de imagens de arquivo da ditadura civil-militar brasileira, sobretudo vídeos publicitários que promulgavam a ideologia oficial do regime e uma gravação de áudio até então inédita do Conselho de Segurança Nacional na iminência da promulgação do AI-5, o filme realiza comentários irônicos e cáusticos acerca dos Anos de Chumbo no Brasil.
Filmagem e perguntas: Eduardo Carli de Moraes. Transcrição e clipes em breve.
Sinopse – 13/12/1968. O Conselho de Segurança Nacional se reúne para promulgar o AI-5. A reunião foi gravada, mas ficou secreta por décadas. Do lado de fora, no cinema e na televisão, a ditadura elabora sobre si mesma imagens de redenção nacional. <IMDB>
Assista em https://youtu.be/cp_Fl0Kg84s
Saiba mais em www.acasadevidro.com/aportasfechadas
Vale notar que no mesmo IDFA 2023, o filme brasileiro <A Transformação de Canuto> ganhou dois dos mais prestigiosos prêmios do festival (e levou pra casa cerca de 17.500 euros): o “IDFA Award for Best Film in the Envision Competition” e o “Award for Outstanding Artistic Contribution” <saiba mais>.
Publicado em: 24/11/23
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia