No período entre 2017 e 2022, enquanto o país amargava as trevas pós-democráticas e neo-autoritárias que se seguiram ao golpeachment (2016), com o Brasil empurrado ao abismo de retrocessos inumeráveis pelos desgovernos do golpista Temer e do fascista Bolsonaro, a luta pela legalização da maconha não cessou. Seguimos mobilizados permanentemente, nas ruas e nas redes, em marcha pela superação do modelo falido e ultraviolento de Guerra às Drogas hoje vigente.
Apesar dos percalços – como a PM-Goiás impedindo a saída do carro de som para a Marcha de 2022 -, os levantes antiproibicionistas seguiram firmes e fortes. A Casa de Vidro realizou uma trilogia de documentários sobre a mobilização goianiense, encabeçada pelo Coletivo Mente Sativa, em três edições: Nevoeiro Salutar (2017), Brisas Libertárias (2019) e Primavera Antifascista (2022).
ASSISTA À TRILOGIA DE DOCUMENTÁRIOS:
Em 2024, o Ponto de Cultura d’A Casa de Vidro, no Setor Leste Universitário, deu outro salto participativo nesta mobilização cívica urgente, justa e necessária sediando as reuniões preparatórias para a Marcha, além do evento cultural do 19 de Maio (com Fritos da Terra e Batuque Sativa).
Também prosseguimos, em fluxo contínuo, publicando na Web algumas matérias pertinentes a esta pauta aqui neste website que completa 14 anos no ar – sempre no domínio www.acasadevidro.com:
LEIA NOSSOS ARTIGOS:
Na semana que precede a Marcha de 2024 (que ocorre em 23 de Junho e que também será objeto de um documentário nosso) – temos em Goiânia a Semana Pela Legalização e A Casa também acolhe um cinedebate + discotecagem:
APROFUNDE SEU SABER SOBRE A CONJUNTURA:
Associações e empresas, quando resolvem plantar maconha, correm risco de acusação de tráfico ou porte de drogas- por Ítalo Coelho de Alencar e Gabriel Murga, 13 de junho de 2024
O que fazer, em um contexto político que impede a disseminação da cannabis para tratamento médico, criando pânico moral em relação a seu uso recreativo? Uma pediatra analisa as graves consequências dos entraves a seus pacientes
Publicado em: 17/06/24
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia