A pandemia de covid19 nos amputou de tantas maneiras, nos traumatizou por tantas vias, que às vezes até nos esquecemos da extensão das perdas de mestres da cultura que o conluio entre o coronavírus e o desgoverno genocida acarretou: perdemos Aldir Blanc, Letieres Leite, Nelson Sargento, Genival Lacerda – dentre muitos outros.
Em Goiás, uma das perdas mais sentidas foi a do músico e compositor Manassés Aragão (1981-2021), que faleceu no dia em que completava 40 anos de idade, deixando órfãos dois filhos e legando-nos dois belos álbuns de música instrumental autoral, Caminhos do Brasil (2011) e Confluente (2019) – ambos disponíveis no Spotify.
G1 – 18/04/2021: O trompetista Manassés Aragão morreu de Covid-19 neste domingo (18), dia em que completaria 40 anos de idade. Ele estava intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Goiânia para tratar a doença, mas não resistiu. Aragão deixa esposa e dois filhos pequenos.
Manassés era compositor, arranjador e professor de música. Iniciou seu trabalho ainda na década de 1990, na cidade de Anápolis, onde nasceu. Ao longo da carreira, dividiu palcos com inúmeras lendas da Música Popular Brasileira, entre elas, Milton Nascimento, Toquinho, João Bosco e Leila Pinheiro.
Desde os anos 2000, atuava como trompetista de jazz e já fez parte dos grupos Charanga Jazz, Chocolate Groove Band e Banda Pequi.
Em 26 de Junho de 2022, o Teatro Goiânia foi transformado em um templo para a celebração da vida meteórica e da música memorável de Manassés durante a última noite do Festival Goyaz.
A Casa de Vidro esteve lá para registrar um pouco do evento que contou, nesta noite, com show de abertura de Joana Queiroz Quarteto e que, na atração final, reuniu alguns dos melhores músicos do cenário tocando em homenagem a Manassés Aragão: Fred Valle (bateria), Evaldo Robson (saxofone e flauta); Bruno Rejan (contrabaixos); Stevão Silva (piano e teclados); Mestre Bororó (contrabaixo); Moisés Alves (trompete e fluglhorn); Muth Lopes (violão).
Confira abaixo alguns clipes do evento:
Mais vídeos em breve
Publicado em: 03/07/22
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia