Evento on-line realizado em 15/10/2021, no aniversário de 177 anos do nascimento de Friedrich Nietzsche (1844-1900): neste debate organizado pelo grupo de pesquisa Kinosophia – Filosofia e Cinema (PPGFIL – FAFIL – UFG), debatemos a presença de Nietzsche no cinema com nossos convidados Rosa Dias e Henry Burnett. Mediação: Eduardo Carli e Carla Damião. Saiba mais: www.acasadevidro.com/kinosophia
Assista no YouTube (1h47 min): https://www.youtube.com/watch?v=QZc0TjrKj8U
Por ocasião dos 40 anos de falecimento de Glauber Rocha, Kinosophia promove um mosaico de discussão e prosa com Jair Fonseca (UFSC) e Pedro Hussak (UFRJ) como apresentadores. Comentadores convidados: João Fortaleca (UECE), Rodrigo Araújo (IFBA), Nani Coimbra (IFBA), Lucas Vilaça (IFG). Mediação: Eduardo Carli e Carla Damião (UFG). Domingo, 22/8, às 20h, ao vivo no Canal d’A Casa de Vidro em https://youtu.be/85s4G_7cYYw. Saiba mais: Legados Incendiados. Sintam-se convidados a se juntarem a nosso grupo público no Facebook.
KINOSOPHIA – Grupo de estudos de Filosofia e cinema apresenta um evento on-line sobre a vida e obra do cineasta e poeta italiano Pier Paolo Pasolini, (1922 – 1985). Data: Quinta, 24 de Junho, 15h às 17h. Assista em https://youtu.be/_iZbMyxdkVA. Contaremos com uma palestra do professor de filosofia Ernani Chaves [http://lattes.cnpq.br/5741253213910825]. Debatedor: Eduardo Carli de Moraes. Mediadora: Profa. Carla Damião.
* * *
Transmissão ao vivo no Canal do YouTube:
A Casa de Vidro Ponto de Cultura
[https://youtu.be/_iZbMyxdkVA]
Participe de nosso grupo público no Facebook:
[https://www.facebook.com/groups/kinosophia]
Saiba mais – ERNANI CHAVES é graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (1978), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). É Professor Titular da Faculdade de Filosofia e foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará de 2011 a 2014. É também Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Durante o Doutorado, teve Bolsa Sandwich na Faculdade de Teologia Evangélica (1989-1991), da CAPES e na Universidade Técnica (1992), ambas em Berlim, Alemanha, com Bolsa da CAPES. Realizou estágio de Pós-Doutorado em 1998, também na Universidade Técnica de Berlim, com Bolsa da CAPES. Em 2003 e em 2013 realizou estágio de pesquisa de curta duração na Bauhaus-Universität, em Weimar e na Universidade Técnica de Berlim respectivamente, com Bolsa do DAAD. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Alemã, em especial Nietzsche e a Escola de Frankfurt, no pensamento de Michel Foucault e no âmbito da Filosofia da Psicanálise. É Membro da Nietzsche-Gesellschaft (Naumburg/Alemanha) desde 1990, do GT Nietzsche da ANPOF e é um dos Editores da revista Estudos Nietzsche. Foi Membro do Comitê Assessor de Filosofia/Teologia do CNPQ entre julho de 2011 e junho de 2014, tendo sido o Coordenador do referido Comitê no período de novembro de 2013 a junho de 2014. De março a junho de 2015, realizou Estágio Sênior de Pesquisa, com Bolsa do CNPQ, na École Normale Superieure de Paris (França), sob a supervisão do Dr. Paolo D’Iorio. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA.
KINOSOPHIA apresenta debate sobre os filmes “O Hospedeiro” e “Parasita” de Bong Joon-Ho. Data: 04/Junho – 15h às 17h. Expositores: Eduardo Carli e Namie Yoshika. Mediadora: Profa. Carla Milani Damião.
Transmissão ao vivo no Canal do YouTube:
A Casa de Vidro Ponto de Cultura
Participe de nosso grupo público no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/kinosophia
ACESSAR E BAIXAR EBOOK EM PDF
[click na capa ou no link]
Bong Joon-ho made his feature film debut in 2000 with the film “Barking Dogs Never Bite.” Of a crowd of talented new Korean directors emerging at the time, Bong appeared to attract the least attention and achieve the least commercial success. Despite earlier strong support for his short film “Incoherence” in 1994, Bong appeared headed for failure.
Three years later, however, the tables turned again for Bong. His thriller “Memories of Murder” based on a real-life unsolved serial killer case from recent Korean history, proved a hit. Already noted from its earlier stages as having an outstanding script and being a potentially excellent genre film, “Memories of Murder” drew six million viewers to theaters in Korea alone, received awards at various film festivals, and introduced Bong’s name to countries such as the United States, France and Japan. Another three years later, Bong sent ripples through society once again with the sci-fi/monster/disaster film “The Host,” setting a Korean box office record of 13 million viewers and achieving the broadest overseas distribution for any Korean film.
Publicado em: 25/05/21
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia