“EU SOU PORQUE NÓS SOMOS” – UBUNTU POR TUTU

EU SOU PORQUE NÓS SOMOS

“A palavra UBUNTU é muito difícil de traduzir em uma língua ocidental”, diz Desmond Tutu (*), laureado com o Nobel da Paz em 1984. “Quando queremos fazer conhecer todo o bem que pensamos de alguém, nós dizemos: ‘tal pessoa tem o UBUNTU’, o que significa que ela é generosa, acolhedora, amigável, humana, pronta a partilhar o que ela possui.

É também uma maneira de dizer: ‘minha humanidade é ligada inextricavelmente à sua’ ou ‘nós pertencemos ao mesmo ramo de vidas’. Nós temos um princípio: ‘um ser humano existe somente em função de outros seres humanos’. É muito diferente do ‘penso, logo existo’ de Descartes. Isto significa antes que: ‘eu sou humano porque faço parte, participo, partilho’.

Uma pessoa que tem o UBUNTU é aberta e disponível, valoriza os outros e não se sente ameaçada se os outros são competentes e eficazes, na medida em que ela possui uma confiança que se alimenta do sentimento de que ela pertence a um grupo e que ela se sente rebaixada quando os outros são rebaixados, humilhados, torturados, oprimidos ou tratados como menos que nada.”

Siga: A Casa de Vidro – www.acasadevidro.com

* * * * *

(*) DESMOND TUTU, junto com Nelson Mandela, foi uma das figuras históricas de papel mais fundamental na luta contra o apartheid (1948 – 1994) na África do Sul. “Bispo anglicano, estudou teologia na Inglaterra e foi o primeiro negro nomeado dignitário da catedral de Joanesburgo. Tornou-se líder da oposição ao regime racista ainda nos anos 1970 e, por sua luta antiapartheid, recebeu, em 1984, o prêmio Nobel da Paz. (…) Além disso, foi o presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação”, instituída em seu país em 1996, como exposto e estudado no livro de Edson Teles, “Democracia e Estado de Exceção – Transição e Memória Política no Brasil e na África do Sul” (Ed. Unifesp – Universidade Federal de São Paulo). Todas as citações deste post foram extraídas deste livro, pg. 138.

[+] FILOSOFIA AFRICANA EM A CASA DE VIDRO:https://acasadevidro.com/2018/01/06/filosofia-africana-feminismo-negro-bibliotecas-digitais-ampliam-o-acesso-as-melhores-obras-sobre-estes-temas/

 

Sobre acasadevidro.com

Weird in the head and wild at heart.

2 pensamentos sobre ““EU SOU PORQUE NÓS SOMOS” – UBUNTU POR TUTU

  1. […] via “EU SOU PORQUE NÓS SOMOS” – UBUNTU POR TUTU — A CASA DE VIDRO […]

    Curtir

  2. gustavo_horta disse:

    Republicou isso em Gustavo Hortae comentado:
    EU SOU PORQUE NÓS SOMOS
    “A palavra UBUNTU é muito difícil de traduzir em uma língua ocidental”, diz Desmond Tutu (*), laureado com o Nobel da Paz em 1984. “Quando queremos fazer conhecer todo o bem que pensamos de alguém, nós dizemos: ‘tal pessoa tem o UBUNTU’, o que significa que ela é generosa, acolhedora, amigável, humana, pronta a partilhar o que ela possui.

    É também uma maneira de dizer: ‘minha humanidade é ligada inextricavelmente à sua’ ou ‘nós pertencemos ao mesmo ramo de vidas’. Nós temos um princípio: ‘um ser humano existe somente em função de outros seres humanos’. É muito diferente do ‘penso, logo existo’ de Descartes. Isto significa antes que: ‘eu sou humano porque faço parte, participo, partilho’……

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s