SILVIO TENDER: A Dialética da Utopia e da Barbárie

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano

Ele é um dos mais relevantes e prolíficos documentaristas da América Latina e parece concordar plenamente com Galeano: a utopia, para Silvio Tendler, deve servir para que não deixemos de caminhar rumo a um outro mundo possível. Ele é um daqueles cineastas inquietos e incansáveis, sempre propiciando ocasiões para acirrados debates públicos através de seus filmes – como “O Veneno Está Na Mesa”, “Utopia e Barbárie” e “Encontro com Milton Santos“.

Nesta breve entrevista, gentilmente concedida por Tendler a Júlia Aguiar do Metamorfose e Eduardo Carli de Moraes d’ A Casa de Vidro, Tendler debate a dialética da utopia e da barbárie, o papel do jornalismo no mundo contemporâneo, a necessidade de uma radicalização da comunicação social democrática e inovadora.

Além disso, fala sobre os frutos da Revolução Cubana e a atualidade e relevância da obra de Santiago Alvarez, genial documentarista cubano que foi homenageado com uma excelente mostra pela Manifesto – Mostra de Cinema Político 2017, realizada no Cine Cultura em Goiânia – local e ocasião em que esta conversa foi filmada.

Tendler é também o criador da Caliban Cinema e Conteúdohttp://caliban.com.br/. Criada em 1981, a Caliban é uma empresa multimídia, produtora e distribuidora de cinema e vídeo, especializada em filmes históricos de cunho social. O Acervo Caliban de registros históricos em película ten cerca de 80 mil títulos que documentam mais de meio século de história do Brasil e do mundo.

“O meu cinema é uma tentativa de participar das lutas políticas por transformação.” – SILVIO TENDLER

“Los artistas antes que nadie son sensibles a todo lo que se encuentre en los limites de la conciência social.” – MICHAEL RABIGER

Saiba mais sobre o Silvio:
http://caliban.com.br/biografia/
http://caliban.com.br/filmografia/

Assista no Youtube:

Sobre acasadevidro.com

Weird in the head and wild at heart.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s