RAÇÃO DORIANA + NÃO VAI TER FARDA – DOCs.GYN, Outubro de 2017


NÃO VAI TER FARDA – Lyceu Goiânia Contra a Militarização

Entre os anos de 2015 e 2017, cresceu de 26 para 35 o número de escolas públicas estaduais que são administradas pela Polícia Militar em Goiás, estado que está no topo do ranking nacional da educação militarizada.

O Lyceu de Goiânia, com 80 anos de história, é a mais antiga escola pública da capital. Agora, o Lyceu está sob ameaça de ser militarizado pelo conluio entre o governo Marconi Perillo (PSDB) e mobilização do Banana Shopping, que argumenta em favor da medida pois “moralizaria o centro” e geraria um melhor clima de negócios. Se a truculência, a hierarquia rígida, a destruição da autonomia do pensamento e a aniquilação da liberdade de crítica são “bons para os negócios”, argumenta a classe capitalista-xopística, por que não transformaríamos nestas escolas em quartéis? Todos fardados súditos obedientes do Deus Mercado…

Diante desta escandalosa tentativa de um shopping center ditar políticas públicas de educação, e em repúdio às políticas de educação Marconistas que visam transferir a gestão de escolas para O$s e para a PM, estudantes secundaristas mobilizaram-se nas ruas do centro de Goiânia, em 25 de Outubro de 2017, para dizer um estrondoso “NÃO!” à militarização. Dê o play e confira como foi o ato cívico neste doc NÃO VAI TER FARDA, curta-metragem independente produzido por A Casa de Vidro e Metamorfose.

Fortaleça a mídia independente e o jornalismo investigativo compartilhando o vídeo e marcando seus amigos nos comentários!

* * * * *

Um filme de Eduardo Carli de Moraes e Júlia Aguiar.

Com trechos musicais de Aláfia; Criolo e Instituto; Rincon Sapiência; Rashid; Abayomy Afrobeat Orchestra e Otto; Nina Simone.

Assista no Youtube: https://youtu.be/lTQ8-u0HNK4,
Ou no Vimeo: https://vimeo.com/239928382.

#Documentários #Reportagem #JornalismoInvestigativo #EducaçãoPública #MilitarizaçãoNão #LyceuLivre

 






RAÇÃO DORIANA – Intervenções artísticas em escracho contra o prefake João Dória

Ao visitar Goiânia para receber o título de “Cidadão Goiano”, o tucano que (des)governa a cidade de São Paulo teve seu projeto da “Ração Humana” escrachado por artistas locais. Com faixas que diziam “CENSURA NÃO” e “ALIMENTO P/ TODOS”, os artistas distribuíram ração de cachorro aos transeuntes nos arredores da Assembléia Legislativa, ironizando a medida do prefeito-playboy que andou bombardeando Crackolândias, deletando grafites e subindo velocidades nas marginais paulistanas – tudo com atrozes consequências. Artistas também realizaram a performance lúdico-crítica “Pequiblock do SIND-Lauper”, um jogo de depredação simbólica de figuras de poder como Marconi Perillo (o governador tucano de Goiás, em seu 4º mandato) e Dória, cujas imagens foram reduzidas a pó a golpes de pequi. Dê o play e boa diversão!

Como epílogo do vídeo, saiba mais sobre a desastrosa gestão Doriana na Paulicéia Desvairada através das informações e críticas compartilhadas por Carina Vitral (ex-presidente da UNE) e pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL).

Filmagem: Renato Costa. Montagem: Eduardo Carli de Moraes. Fotografias: Marianna Cartaxo. Cartum: Vitor Teixeira. Trechos musicais: Titãs, Chico Science e Nação Zumbi. Um vídeo independente A Casa de Vidro (www.acasadevidro.com).

Assista no Youtube: https://youtu.be/qcYkF4P5H-s

Anúncios

Sobre acasadevidro.com

Weird in the head and wild at heart.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s