Os 12 Profetas de Aleijadinho (Congonhas do Campo – MG)

“…para sempre vão remanescer, alçadas sobre as ruínas coloniais, as monumentais obras barrocas, os frontispícios e os púlpitos, os retábulos, as tribunas, as figuras humanas que desenhou, talhou ou esculpiu Antônio Francisco Lisboa, o ‘Aleijadinho’, o genial filho de uma escrava e de um artesão. Já agonizava o século XVIII quando o Aleijadinho começou a modelar em pedra um conjunto de grandes figuras sagradas, ao pé do santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas do Campo, Minas Gerais. A euforia do ouro era coisa do passado: a obra se chamava Os Profetas, mas já não havia nenhuma glória para profetizar. Toda a pompa e toda a alegria tinham desaparecido e não havia lugar para nenhuma esperança. O testemunho final, grandioso como um enterro para aquela fugaz civilização do ouro nascida para morrer, foi legado aos séculos seguintes pelo artista mais talentoso de toda a história do Brasil. O Aleijadinho, desfigurado e mutilado pela lepra, realizou sua obra-prima amarrando o cinzel e o martelo às mãos sem dedos, e a cada madrugada seguia para sua oficina arrastando-se de joelhos.” – EDUARDO GALEANOAs Veias Abertas da América Latina. L&PM. Pg. 85.

Sobre www.acasadevidro.com

Ponto de cultura em Goiânia. Plugando consciências no amplificador. Encabeçado por Eduardo Carli de Moraes, professor de Filosofia no (IFG). Jornalista e Documentarista independente.

2 pensamentos sobre “Os 12 Profetas de Aleijadinho (Congonhas do Campo – MG)

  1. Nilson Soares disse:

    Prezado,

    Estive há poucos dias fazendo umas fotos na Igreja de Bom Jesus do Matosinho. Eu nunca olho imagens do lugar antes de fazer minhas fotos para não ser influência, por isso só hoje dei um olhadinha em imagens na net.

    Enfim, esta fotografia que se vê acima (é sua?) foi a mais interessante que vi até o momento em termos de luz e composição. Parabéns!

    Abs,

    p.s. vou olhar com calma depois esse seus site,

    NIlson Soares

    Curtir

  2. acasadevidro disse:

    Caro Nilson,

    Agradeço pelo elogio à foto, mas é a beleza exuberante das obras do Aleijadinho que merece o verdadeiro crédito. “Os 12 Profetas”, na minha opinião, é um dos maiores monumentos da arte latino-americana!

    Um abraço e volte sempre!

    Eduardo Carli

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s