:: Coisa de CDF ::

É: esse bloguito, ultimamente, tá pesadão, quase com elefantíase, cheio de textos imensos sobre assuntos cumplicados e que dificilmente alguém terá saco pra ler inteiros. É que este semestre tive que pegar pesado nos estudos, no esforço pra conseguir me tornar um filósofo (!) de diploma-e-tudo ainda em 2010, e acabei deixando em segundo plano, em matérias intelectuais, tudo o que não fossem as leituras acadêmicas. E eis aí os frutos, não sei se maduros o suficiente ou condenados a uma rápida apodrescência, destes intensos estudos recentes: compartilho aí embaixo os meus 4 trabalhos finais sobre os 4 pensadores e poetas que mais estudei nestes últimos meses na FFLCH — Sócrates, Schopenhauer, Wittgenstein e José Paulo Paes. Pela primeira vez no curso inteiro, consegui apreciar sem neuras ou hostilidades todas as disciplinas e aprendi um bom bocado com o Roberto Bolzani, a Maria Lúcia Cacciola, o João Virgílio Cuter e a Viviana Bosi, respectivamente —- todos ótimos mestres, cada um do seu jeito. Estes textos que seguem, até pelo leitor para quem foram escritos, me soam um tanto pretensiosos, antipáticos, com aquele “tom de voz” meio mala e solene de quem está passando por um teste e precisa mostrar que sabe. Mas, de qualquer modo, achei que, melhor que deixá-los mofando na gaveta, é expô-los  aqui na minha casinha de vidro no deserto para algum eventual visitante que possa se interessar por eles, encontrar neles boas dicas de leituras ou bons convites para a reflexão, ou mesmo uma vontade de trocar idéia sobre tantas idéias, algumas bem instigantes. É uma esperança que fica, mas que, como todas esperanças, tem grandes chances de acabar frustrada. Agora que a coisa sussegou e o semestre s’acabou, prometo que essas Coisas de CDF também vão suavizar por aqui,  e espero escrever coisas mais amenas, lúdicas e agradáveis.  Mesmo a Lisa num guenta carregar uma montanha de livros nos braços (e nos miolos) o tempo todo, e volta-e-meia foge pra tocar um sax ou assistir besteirol na televisão. Me too! (só substituindo o sax pela guitarra e o besteirol pelos Simpsons!).

Sobre www.acasadevidro.com

Ponto de cultura em Goiânia. Plugando consciências no amplificador. Encabeçado por Eduardo Carli de Moraes, professor de Filosofia no (IFG). Jornalista e Documentarista independente.

3 pensamentos sobre “:: Coisa de CDF ::

  1. mat disse:

    apenas para dizer o quanto aprecio seus escritos (te acompanho desde o muminha) e te informar que compartilho de grande parte das suas idéias – principalmente àquelas filtradas pelo mestre André Comte-Sponville.
    um abraço carinhoso

    Curtir

  2. André HP disse:

    É rapaz, tu manda bem.

    Curtir

  3. acasadevidro disse:

    Valeu pelo carinho, mat. Logo mais pretendo escrever novos comentários sobre a obra do Sponville, um dos autores mais queridos dentre todos que já conheci, e outros pensadores que ele comenta, sempre com tanta lucidez… Espero q continue acompanhando e apreciando!

    E valeu tb, André. Teu blog parece bem instigante… vou ler com calma e em breve deixo impressões por lá! Volte sempre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s