PROGENITORES DO HIP HOP: Afrika Bambaataa
(Ilustração no início do post por Paul Insect)
Nascido em 1957, o lendário DJ Afrika Bambaataa começou a atuar nos anos 1970 no Bronx (NYC). No começo dos anos 1980 lançou uma bomba no cenário cultural estadunidense: “Planet Rock”, de 1982, um clássico do hip hop em seus primórdios. Ali, ele levava os beats futuristas típicos do Kraftwerk – a canção sampleava “Trans-Europe Express”, dos krautrockers alemães – mas levava o tecno para uma nova aventura cultural. Ouça:
[youtube id=https://youtu.be/hh1AypBaIEk]
[youtube id=https://youtu.be/aLEFDPTrw-o]
Fundindo a música eletrônica experimental com a experiência afroamericana e diaspórica nos EUA, que começava a ser “rappeada” pelos MCs, figuras seminais como Bambataa, The Last Poets e Grandmaster Flash deram o primeiro boost no que viria a ser o movimento cultural hoje globalmente disseminado, o Hip Hop.
Africa Bambaataa é considerado também o criador do conceito que propõe o Hip Hop como um movimento multi-linguístico que reúne 4 elementos essenciais: o DJ, o MC, a Breakdance, o Grafite. Somado às pick-ups, aos mics, aos bboys/bgirls e aos grafiteiros, há um 5º elemento, aquele que dá liga em tudo: o Conhecimento – eis o que ensinava também o Bambaataa.
Este bombou tanto nos anos 1980 que conseguiu tecer parcerias com ninguém menos que o Mr. Dynamite James Brown (“Unity”) e com John Lydon Official (“World Destruction”), o espevitado esgoelador dos Sex Pistols e do PiL (Public Image Ltd).
[youtube id=https://youtu.be/16k-k29wA8Q]
[youtube id=https://youtu.be/B5S-q1gRxvw]
Ele foi também o visionário fundador do coletivo Zulu Nation, que congregou artistas como De La Soul, Queen Latifah, A Tribe Called Quest e Jungle Brothers.
Saiba mais: https://www.allmusic.com/…/afrika-bambaataa-mn000…/biography
Veja mais vídeos:
[youtube id=https://youtu.be/xrEMxkeL2N8]
Siga viagem: Ouça “The Message” do Grandmaster Flash, outro progenitor do Hip Hop:
[youtube id=https://youtu.be/PobrSpMwKk4]
Acompanhe A Casa de Vidro – www.acasadevidro.com
Publicado em: 27/03/18
De autoria: casadevidro247
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia
comentários